Um pouquinho de terapia

alma_humana_jung

Vi esse post hoje na página de um amigo e não tive como deixar passar…Essa é a minha maior crença em um processo de psicoterapia: o valor do “estar junto” ao outro.

Bons profissionais estudam, trabalham, adquirem bagagem ao longo do tempo, mas nada disso é capaz de superar a importância do estar com o outro verdadeiramente, de se entregar ao que está sendo compartilhado, de criar empatia com a história e sentimentos do outro.

Veja bem, não estou de forma alguma negando, negligenciando ou desvalorizando o quão fundamental são as teorias e técnicas aprendidas em cada linha. Estas são necessárias e nos tornam aptos a exercer o ofício de Psicólogos, mas acredito que essa entrega é quase como um dom, é o que diferencia cada profissional e o torna único em sua atuação.

Então fica a dica, não escolha um Psicólogo apenas por seu currículo, se dê a oportunidade de estar com o profissional e sentir como este encontro acontece. Sem dúvida será o caminho com maior chances de sucesso para seu processo.

Anúncios

2 comentários sobre “Um pouquinho de terapia

  1. Achei perfeito sua colocação! !!! Pq quem não passou pelo “sufoco” da primeira sessão onde chega o psicólogo e diz: “Pode falar.”, daí vc pensa….começar por onde…falar como….um estranho….uma sala fria….difícil esse start, esse foi meu primeiro contato, mas com certeza se houvesse uma “alma humana” tudo seria mais fácil !!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é Lú…esse primeiro momento pode ser um pouco desconfortável mesmo, por isso sou partidária do “acolhimento” como caminho…
      Mas a ideia é que a pessoa que busca o processo já está demandando sair da zona de conforto e se dispor a alguns enfrentamentos, então, acredito que vale a pena passar pelo impacto do desconhecido da primeira sessão e se jogar nas possibilidades de cuidado que esta relação pode oferecer!!!! Super beijo e obrigada por compartilhar!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s